sexta-feira, 20 de abril de 2012

Pós-patch - ou por que ajustar é necessário

Não vamos entrar no mérito de um jogo ser feito às pressas e depois saírem diversos "remendos" em sua estrutura. Este não é o caso de Battlefield 3. O grande patch de mais de 1GB foi feito para equilibrar a jogatina. Pois, o pessoal vai evoluindo, descobrindo quais são as "sacanagens", ou as armas mais eficientes, mentirosas e etc, e a revolta é geral. A verdade é que desequilibra mesmo - a USAS-12 com frag rounds era um saco... inegável. Mas vamos aos fatos, resumidamente, pois há muito o que ser discutido em pitacos mais pra frente:



Armas - diversos ajustes relativos a recoil, dano e outros foram implementados em muitas armas. Entretanto, o que foi rapidamente perceptível foi o "Nerf" das algozes: USAS-12 com frag (e todas as shotguns com frag, aliás) teve RPM e recoil aumentados absurdamente, tornando-as muito mais lentas e difíceis de manusear. Outra foi a Famas, um rifle medium/long range com incríveis 900 RPM que funcionava muito bem também para enfrentamento de curta distância. Sem contar que tinha um damage desgraçado. Seu recoil (vertical, para cima) foi absurdamente aumentado. Tornou-se mais uma arma comum, e até sem graça...

Veículos - muita coisa também foi ajustada, buscando equilibrar as ações. Os tanques agora são mais "frágeis", e podem ser destruídos com muito mais facilidade. A mancada aqui é que com apenas um tiro de javelin traseiro seu tanque já era. Muita gente está reclamando que são feitos de papel, mas a verdade é que, se foi para buscar equilíbrio, a mudança foi boa. Os tanques desequilibram muito a partida, e nas mãos de um jogador experiente, acabam com o jogo. No último dia 19 foi feito mais um ajuste para os tanques, aumentando o dano do canhão. 
Os jatos e helicópteros tiveram seus mísseis guiados prejudicados pelo flare. Agora podem travar o alvo mais rápido, mas os flares ficaram muito mais eficientes também. Um ponto positivo foi tornar os helicópteros mais vulneráveis a ataques do chão: um tiro de tanque os derruba, assim como um ataque conjunto de stingers (teleguiados dos engenheiros) acaba com eles bem rápido. O mesmo com o Smaw: um tiro, e já era. Os IFV continuam iguais, só muda o fato de serem mais frágeis ainda do que já eram.





Acessórios - a encheção de saco do MAV acabou para alegria geral. Agora, quando colidem com alguém, são destruídos. Vai ser bom pois quem ficava matando com MAV vai agora descobrir que eles são muito mais úteis fazendo aquilo para que foram projetados - spotar inimigos, escanear o mapa e montar estratégias (vamos fazer um post mais pra frente falando da importância do jogo em conjunto). Também não é possível usar o MAV para "voar", e no último dia 19, tornaram isso impossível - tinha jogador que já havia arrumado um jeito, ficando agachado em cima. Em compensação, tem gente usando agora o EOD-Bot para fazer o mesmo: matar inimigos. Mas a chatice é infinitamente inferior ao MAV.




Rent a server - a opção de alugar um servidor nos consoles foi muito bem vinda. Proporcionou que os jogadores escolhessem as preferências, como rotatividade de mapas, modos de jogo, e, principalmente, número de tickets. Mas, uma coisa que temos notado é que, com os private servers abertos, o número de servidores oficiais despencaram. É muito mais difícil encontrar agora servidores normais, com diversidade de mapas e tickets 100%. Para alugar, o jogador paga U$ 1,49 por dia ou U$ 24,99 por um mês, e pode usar os créditos da PSN ou Live para isso. Está muito fácil alugar o seu e chamar os amigos.





Considerações - é inegável a melhora no equilíbrio do jogo após o patch. A princípio, vemos que o jogo flui melhor assim, quando os times executam sua missão sem suprimir completamente o outro. Sabemos que muita gente adora espremer o outro no respaw, fazer número alto de kills e etc. Isto ainda é possível, só que agora é preciso explorar melhor a dinâmica do Battlefield 3, rever as armas, acessórios, habilidades e, principalmente, o conjunto. O que os desenvolvedores buscaram foi adaptar os jogadores à proposta do game, que é um FPS muito mais estratégico. Jogar "sozinho", tipo Rambo, no CQ, Rush e outros modos cooperativos, ficou mais difícil sem os frag rounds, as armas desequilibradas e os veículos muito fortes.
Sinceramente, nerfar não é legal, mas neste caso, ajudou muito o BF3 a continuar batalhando pelo proposta de ser um jogo tático, dinâmico e cooperativo. Pois há outros no mercado que podem muito bem ser jogados no modo solo. Inclusive, que foram feitos pra isso.





3 comentários:

Barrera disse...

E verdade, esta bem equilibrado. Mas não sei se sou muito ruim de mira pois tem uns caras imortais em alguns servidores e com mira automática. Você encontra o cara de frente e ele com uma "22" tira toda sua energia praticamente em um tiro. Estranho isso.
De resto ta bem melhor sem a maldita USAS 12 pra todo lado
mais tem uma tal de Dart uhm........hehe!

Carlão disse...

Poderiam ter ajudado um pouco o Recon, ficou fraco perante aos demais... tem algumas dicas?

Fabio Cosman disse...

O Recon tem muitos recursos para jogo em equipe. Acontece que o pessoal vacila e fica querendo só matar com ele. Se nego joga de Recon usando Soflan + MAV para dar suporte ao time, faz toda a diferença. A dica é essa, usá-lo como suporte à infantaria, spotando, marcando com laser e cobrindo as investidas com um bom rifle scoped 12x.

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